segunda-feira, 9 de abril de 2012

RETIRADA DA TIREÓIDE- SINTOMAS E CONSEQUÊNCIAS


Apesar de ser um problema comum em boa parte da população muitos são aqueles que ainda desconhecem o problema e quando são informados da necessidade de ser feita a retirada da tireóide as pessoas acabam ficando preocupadas sem saber exatamente do que se trata, por isto é fundamental que o paciente procure se informar e também o médico esclareça da melhor forma, para que o paciente esteja a par de todo o processo e consequências. 

As glândulas tireoide são as maiores glândulas endócrinas do corpo. São responsáveis por controlar o metabolismo do organismo devido ao fato de produzir hormônios que afetam a maioria dos órgãos, algumas pessoas têm disfunções nesta glândula e podem sofrer com alguns sintomas, como a perda de peso ou aumento de peso, cansaço e desânimo, decorrente do aumento ou diminuição dos hormônios produzidos pela mesma.


Inclusive tem muitas pessoas que reclamam que fazem dietas, se alimentam corretamente, praticam algum exercício físico e não conseguem perder peso quando o problema está justamente na disfunção desta glândula que tem forma de borboleta e está localizada no pescoço bem abaixo da região conhecida como pomo-de-adão, além de serem importantes para o metabolismo em geral, elas ainda são responsáveis por funções do cérebro, fígado e rins. 

Quando existem nódulos grandes ou outros tipos de alterações que não se resolvem com o uso de medicação é necessária a cirurgia de retirada da tireoide que pode envolver algumas complicações do pós-cirurgico, caso a retirada seja total. 

Publicidade:


Mas será preciso a realização de todos os exames solicitados pelo médico para que se verifique a real necessidade da retirada ou não da glândula. O problema maior é quando a retirada é de toda a glândula, neste caso o paciente deverá fazer reposição hormonal tomando via oral os hormônios produzidos pela mesma, como o TSH, o T4 livre e o T3 e em alguns casos ocorre também a diminuição do metabolismo de cálcio, visto que se forem alteradas as glândulas paratireoides que são responsáveis por esta função.


Os riscos da cirurgia também envolvem alteração na voz, hematomas e a cicatrização que pode ser problemática. Se os nódulos retirados forem malignos o tratamento é com iodo radioativo que destrói tumores e restos dos mesmos, e assim, o paciente também deverá permanecer pelo resto da vida tomando hormônios. 

Apesar de tudo isto, já são muitos os casos de sucesso desta cirurgia no Brasil. Pessoas de diferentes idades, homens e mulheres, que passaram por este procedimento, alguns inclusive tendo que ter a glândula completamente removida e hoje estão bem, seguindo à risca as indicações médicas, pois só assim poderão ter uma vida melhor. 

Se você ao menos suspeita do problema, o médico deverá ser procurado imediatamente pois quanto antes o problema for tratado maiores serão as chances de que tudo dê certo!


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
RETIRADA DA TIREÓIDE- SINTOMAS E CONSEQUÊNCIAS
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.