quarta-feira, 4 de abril de 2012

DICAS PARA SER UM BOM VENDEDOR


Muitas pessoas querem seguir carreira de vendedor, afinal é uma das profissões que mais abrem vagas no mercado de trabalho, mas não é tão fácil quanto parece ser um bom vendedor. Apesar de não haver regras e não exigir estudo especializado para isso é preciso dedicação e esforço, pois vender não é uma tarefa simples. 

Por isso se você tem desejo de se tornar um bom vendedor, fique atento às dicas que vamos dar.  Primeiramente é bom planejar muito bem antes de começar a vender, por isso é bom ter uma agenda para guardar os contatos de compradores e marcar compromissos, caso vá fazer visitas a clientes é preciso conhecer antes o perfil deles, assim você saberá que estratégia abordar para vender.



Também é essencial conhecer e confiar no produto que está vendendo, assim dando maior segurança ao cliente que esse produto é de qualidade, por isso você deve saber tudo sobre o produto, mesmo a parte técnica, assim você saberá responder a todas as perguntas dos clientes.  

Há aqueles vendedores chatos que você acaba de colocar o pé dentro da loja e ele já fica em cima de você querendo saber o que quer comprar, isso é muito desagradável e pode prejudicar sua venda, o ideal é se mostrar disponível ao cliente, mas dar espaço a ele também. 

Publicidade:


Seja atencioso, bom ouvindo, deixando-o a vontade, pois um mau atendimento pode prejudicar muito a empresa em que você trabalha, por isso o melhor é que o atendimento seja descontraído, mas claro que não pode ser muito informal.  Também não é nada bom ficar empurrando o produto mais caro para o cliente, pois os clientes estão cada vez mais exigentes e com menos tempo e dinheiro. 

O ideal é que você fique atento às necessidades dele e ofereça produtos que ele realmente queira comprar, se você não sabe o que o cliente quer não tenha medo de perguntar. Uma boa estratégia de venda é falar sobre os benefícios do produto ao cliente e que vale a pena adquirir o produto, pois assim ele ficará mais interessado. Claro que tem aqueles clientes que são sempre difíceis de agradar, e que ainda não são nada simpáticos, mas mantenha a calma, respire fundo e de o melhor de si, sem perder a paciência.


 E se você vender bem, com certeza o cliente irá voltar a comprar em sua empresa, por isso é bom ter uma boa relação com eles, você pode montar um banco de dados e ligar no aniversário dos clientes, avisando quando novos produtos chegarem, descontos, assim o atrairá mais uma vez para sua loja. Também ligue para ele para perguntar o que está achando do produto, assim mostrará interesse.  

É importante também se manter atualizado sobre as novidades do mercado e ficar de olho no que a concorrência está vendendo. E por último tenha confiança em si mesmo e em sua capacidade de vender e seja sempre otimista, assim você se tornará um vendedor cada vez melhor. 


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
DICAS PARA SER UM BOM VENDEDOR
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.