segunda-feira, 12 de março de 2012

VONTADE DE URINAR TODA HORA- O QUE PODE SER?


Sempre que há algo de errado ou estamos passando por uma situação diferente, o nosso corpo acusa de várias formas, através de sintomas e reações, entre elas, uma que muitas pessoas, especialmente as mulheres já devem ter sentido é a vontade de urinar toda hora, um dos motivos para isso não tem nada relacionado com alguma doença e sim com a gravidez. 

Quando as mulheres estão na fase inicial da gestação sentem muita vontade de ir ao banheiro isso ocorre por causa da mudança hormonal no seu sistema, mais tarde com útero aumentando de tamanho, a bexiga vai ficando comprimida, com isso reduzindo sua capacidade de armazenar urina, assim dando a sensação de que ela está cheia por causa da pressa, outro motivo é que as gestantes também têm dificuldade de esvaziar a bexiga completamente.

Além disso, também há outros motivos que são mais preocupantes. O excesso de produção de urina denomina-se poliúra, normalmente ela ocorre quando o volume de liquido é mais que 2,5 a 3 litros por dia, isso pode ocorrer por ingestão de excesso de liquido, dessa forma a pessoa precisa eliminá-lo, mas se não há essa ingestão exagerada é sinal de doença.

Uma das doenças que causa isso é a Diabetes Mellitus, como nela há um aumento no nível de açúcar no sangue, ele é filtrado pelos rins e esse excesso é eliminado pela urina. Mas a glicose não pode ser eliminada sozinha, junto com ela tem que ser eliminada muita água para diluí-la, por isso que os diabéticos tem muita sede, pois precisa repor toda essa água que foi eliminada pela urina.

Publicidade:


Outras doenças como dos túbulos renais também podem causar perda de substâncias mesmo que elas não estejam em excesso no sangue, como é o caso da glicossúria sem hiperglicemia, ou seja perda de glicose sem que ela esteja em alta concentração no sangue.

 Há também um segundo tipo de diabetes, o Diabetes Insipidus, o qual é causado por um problema no hormônio ADH (antidiurético).

Vontade de Urinar em excesso pode ser um sintoma da Diabetes, saiba mais assistindo ao vídeo abaixo:


Esse hormônio tem o papel de controlar a quantidade água que o rim elimina ou reabsorve, quando ele se encontra em excesso sentimos vontade de urinar a todo momento se há falta dele urinamos pouco. No caso do Diabetes Insipidus há pouca produção de ADH ou o rim perde a capacidade de responder a ele.

Outro fator que pode influenciar a produção do hormônio ADH é o álcool, pois ele inibe a produção do hormônio, fazendo com que as pessoas que ingerem bebidas alcoólicas tenham vontade de urinar mais.

Então caso você esteja com esse sintoma, o melhor é ir ao médico e se certificar do que se trata, pois como você viu, há muitos fatores que podem levar a isso. Por isso a opinião de um profissional é sempre válida.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
VONTADE DE URINAR TODA HORA- O QUE PODE SER?
Blog DCH- Fotos e Vídeos

5 comentários :

Anônimo disse...

Tenho um filho de 8 anos.
Há uns 20 dias ele começou a urinar a cada 15 ou 20 minutos.
Já foi realizado 3 exames de urina, o último num laboratório diferente e um exame de sangue e nenhum dos exames acusou problemas, estavam normais.
Já passou por médicos de pronto atendimento, pelo pediatra dele e por uma urogista infantil.
Todos acham que é emocional, pois ele está mudando de escola.
Não teve febre em nenhum momento, não doi e nem arde para urinar.
Mas, hoje dia 10/08/2012, com quase 30 dias, continuar com o mesmo problema.
No retorno com a urologista pediatra a alguns dias, ela receitou para ele tomar o remédio RETEMIC, para reter mais a urina.
O que pode ser?
O que devo fazer?
Atenciosamente
Carlos Roberto

Anônimo disse...

uma semana atras tive relações sexuas com meu namorado,e depois da ultima relaçaõ estou com vontade de urinar toda hora,gravida acho que naõ estou porque ele usou camisinha! estou muito asustada!!

Anônimo disse...

ola, eu ando preocupada porque eu antes urinava normalmente e á coisa de um mes e meio estou sempre urinando, hora em hora estou no banheiro, não ingiro quase bebidas nenhumas e mesmo assim estou sempre com vontade de urinar. Já fui ao meu medico mas as analises de urina não acusou nada, o que faço?

Anônimo disse...

ola,tenho mta vontade de ir ao banheiro,meia em meia hora pq?

Anônimo disse...

Sinto enjoos,dores na costa,no estomago e muita vontade de urinar..
pode ser Gravidez?

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.