sexta-feira, 9 de março de 2012

COMO PARAR DE ROER AS UNHAS? ONICOFAGIA


As unhas de muitas mulheres são motivo de preocupação visto que muitas roem unhas e não conseguem ter mãos bonitas e até mesmo sentem inveja de quem tem as unhas bonitas e sempre bem feitas. Mas este não é um problema que se restringe às mulheres, são milhares de homens que diariamente enfrentam a mesma situação. Roer as unhas (Onicofagia) também faz parte da vida de jovens e crianças que desde cedo apresentam esta mania e deixam os pais realmente bastante preocupados.

O problema de roer as unhas pode ser proveniente de ansiedade, falta de segurança e até timidez e é conhecido como Onicofagia e acomete muitas pessoas, mas as que mais se veem prejudicadas pelo ato de roer unhas são as mulheres, devido à estética, a beleza das mãos, mas o problema precisa de cuidados especiais, seja em homens, mulheres ou crianças.
Para parar de roer as unhas é necessário muita perseverança e disciplina já que as mãos ficam soltas a todo o momento e basta que a pessoa tenha um minuto de folga, sem ter nada o que fazer com as mãos que já se colocar a roer as unhas. O ato em si trás desconforto, mas pode causar doenças também, transmitidas por bactérias que podem estar nas unhas, como gastrites, enterocolites e várias outras.

Este problema, causado por fatores psicológicos não necessita de tratamento psicológico para ser resolvido e nem muito menos terapia, basta que a pessoa desvie sua atenção quando sentir vontade de roer as unhas, como por exemplo, fazer algum trabalho manual, o que deixa suas mãos ocupadas, evitando que a leve até a boca.

Publicidade:


O uso de produtos, que algumas marcas possuem, podem ajudar a quem tem o hábito de roer as unhas a parar, pois a sua maioria tem gosto muito ruim e assim quando a pessoa leva a mão à boca, automaticamente retira. Usar esmalte e ficar sempre com as unhas bem tratadas, lixadas e cortadas, também surte um bom efeito, já que as mulheres, principalmente, gostam de ver as mãos bem arrumadas e bonitas.
O início do processo é mais difícil e principalmente as crianças e jovens precisarão da ajuda dos pais para lhes auxiliar a todo instante a não levarem a mão à boca. Mas os adultos que forem mais distraídos também precisaram da ajuda de familiares e amigos que sempre deverão lhe alertar quando este estiver roendo as unhas.
Pode-se utilizar produtos que deixam um gosto ruim na boca quando a pessoa sem querer começa a roer as unhas, também pode-se fazer como muitos e utilizar luvas, mas o principal é ter força de vontade e muita determinação, pois somente assim a pessoa irá superar o problema e finalmente se ver livre deste incômodo.

Mas caso esteja tendo grande dificuldade para parar, faça uma visita a um psicólogo e converse com ele, quem sabe um breve tratamento poderá lhe ajudar a ficar mais calmo, menos ansioso, mais controlado e assim ter forças para deixar de vez de roer as unhas.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
COMO PARAR DE ROER AS UNHAS? ONICOFAGIA
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.