quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

PRIMEIROS SOCORROS- QUEIMADURAS


Todos nós sabemos o quanto é importante ter noções de primeiro socorros. Nunca se sabe quando precisaremos dessas orientações por isso é importante ficar bem atento a certas dicas e informações. Hoje a população está bem mais informada e sabe que diante de um acidente a melhor atitude a ser tomada é não tocar na vítima, ligar para o corpo de bombeiros ou para a polícia, informar do ocorrido e aguardar até que o socorro chegue. Mas há alguns casos em que é preciso sim, agir para que se possa salvar a pessoa que está em apuros.

Geralmente as pessoas costumam levar a “sabedoria popular” em consideração em algumas situações, mas é essencial que alguns cuidados sejam tomados para evitar complicações no pronto-atendimento. Uma das ocasiões onde mais se requer ajuda de quem esteja próximo é no caso queimaduras por exemplo, é muito comum você ouvir pessoas falando que se deve passar manteiga sobre o local, água gelada e até mesmo pasta de dente, mas será que isso é verdade? Será que utilizar estes métodos é mesmo correto? É o certo a se fazer?
Antes de qualquer coisa é importante ressaltar que existem três níveis de gravidade quando se trata de queimaduras, sendo assim, cada uma delas precisam de cuidados diferenciados. 

No entanto, é definitivamente proibido passar gelo, manteiga ou qualquer outra coisa que não seja água fria sobre o local, isso para qualquer tipo de queimadura.

Publicidade:


Também fica proibido tentar retirar a roupa colada à pele, se for o caso.
Estourar as bolhas é outro erro comumente descrito, não faça isso, pode piorar e muito a sensação de ardor e abrir portas para infecções.

Nas queimaduras de primeiro grau é recomendado lavar o local com bastante água fria corrente e depois secar bem, sem apertar o ferimento e em seguida colocar uma compressa limpa como curativo.

Com as queimaduras de segundo grau os mesmo cuidados deverão ser tomados e você deve levar a vítima ao hospital assim que possível. Cuidado ao segurar a vítima para não provocar danos ainda maiores.

Já nos casos de queimaduras de terceiro grau é preciso ter muito mais cuidado. A vítima pode não reclamar de dor e por essa razão você pode acabar piorando a situação ao tentar ajudar. Ao colocar água fria no local para resfriar a pele evite jatos de água que irão estouras as bolhas. 

Se a queimadura for de grande extensão pelo corpo mantenha a vitima aquecida e não tente fazer você mesmo o curativo se a queimadura for nas mãos ou pés pois os dedos podem grudar um no outro.

Outra informação importante é que você não deve nem alimentar nem dar água a esta vítima, pois ela pode precisar de anestesia quando atendida no hospital e precisará estar em jejum.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
PRIMEIROS SOCORROS- QUEIMADURAS
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.