sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

PICADA DE MARIMBONDO EM CACHORRO, GATO- O QUE FAZER?


Muitas pessoas fazem a opção de ter em casa um cão ou gato. Até mesmo as famílias que moram em apartamento têm à sua disposição várias raças de cães e gatos que são apropriadas para viverem nestes ambientes mais apertados e restritos.

Ter um destes animais em casa requer vários cuidados. O animal é uma ótima companhia, é sempre muito divertido, serve de vigia e deixa o lar com muito mais vida mas eles merecem nosso cuidados e carinhos. É preciso lavá-los de forma adequada, cuidar para que eles se exercitem e levá-los ao veterinário sempre que apresentarem algum sintoma de doença ou apresentarem algum comportamento estranho. 

É preciso ficar atento também quanto às vacinas que devem estar sempre em dia e também quanto à alimentação, isto é fundamental para que cresçam com saúde.

Estes animais apresentam algumas vezes marcas que podem parecer estranhas. Nos cães é até mais difícil, pois ele fica sempre restrito ao mesmo ambiente, mas gato já é mais livre, sempre sai pela vizinha quando quer e volta quando quer. Neste percurso pode machucar-se ou ser vítima de algum outro animal ou inseto.

A picada de insetos geralmente é inofensiva para os cachorros e também para os gatos, mas desde que sejam insetos mais inofensivos. No caso de ser uma picada de marimbondo aí pode ficar mais complicado, o animal sentir muita dor e se sentir muito incomodado. O dono com certeza, ficará preocupado sem saber o que está acontecendo.

Publicidade:


O local onde o marimbondo pica geralmente incha e fica muito dolorido. O problema maior é se ocorrer uma relação alérgica, isto vai agravar muito o quadro. Alguns animais chegam a sentir a picada muito mais que outros, podendo ocasionar vômitos, febre, os animais chega a ficar com as gengivas pálidas quase brancas, têm o batimento cardíaco bastante acelerado e ficam com a respiração ofegante.
Cão com Inchaço provocado por picada de Marimbondo.

A atitude tomada pelo dono nesta hora é fundamental para que o animal se sinta melhor. Aproxime-se e converse com voz mais baixa, tentando tranquilizá-lo. Ao aproximar, faça carinho e mostre-se próxima a ele.
Cuidado ao verificar a parte que foi picada, pois se você apertar o local o animal irá sentir ainda mais dor. Quando a picada é de abelha é preciso retirar o ferrão que fica preso ao local, mas no caso de picada de marimbondo este procedimento não é preciso. 

Se tiver em casa, aplique um creme de cortisona e coloque um pouco de gelo sobre o local. Mas não coloque o gelo diretamente, envolva-o em um pano antes. Mas não deixe muito tempo para não incomodar o animal.

E leve o animal o quanto antes ao veterinário para que possa ver verificado o local da picada e o estado do cachorro ou do gato. Alguns animais podem reagir bem, sentirem um incômodo mas logo reagirem, já outros podem ter uma complicação maior por isto é importante que um veterinário avalie o animal para lhe dar uma posição segura e você ficar mais tranquilo quanto ao estado de seu cãozinho ou gato.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
PICADA DE MARIMBONDO EM CACHORRO, GATO- O QUE FAZER?
Blog DCH- Fotos e Vídeos

2 comentários :

Unknown disse...

nossa, meu caozinho foi picado hoje, mas nao sabemos pelo quê. Depois de ler este post tenho quase certeza que foi por marimbondo, pois ele teve alguns dos sintomas citados aqui. Levamos ele ao veterinario e este aplicou um antialérgico no cao, ele esta com o rosto bem inchado ainda, mas esta mais disposto que antes.

viviane.biagini disse...

Minha gatinha foi picada hoje no final da tarde. Esta parecendo caxumba. Já me aproximei e segui as recomendações espero que ela melhore logo.

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.