quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

PICADA DE ARANHA MARROM- SINTOMAS, O QUE FAZER?



Há vários animais bem pequeninos rondando a nossa casa, mas nós não sabemos o quão eles são perigosos. Como no caso da aranha marrom que é uma das menores aranhas do mundo, e também uma das mais perigosas. Ela mede cerca de 12 mm a 3 cm e é capaz de se reproduzir rapidamente.
Picada de Aranha Marrom.
As aranhas-marrom possuem 6 olhos bem próximos e tem uma coloração marrom amarelado ou castanho escuro, daí que surgiu seu nome.Elas apresentam pêlos curtos e escassos e os machos geralmente tem o corpo mais delgado e apresentam patas mais largas que a fêmea. Esses animais podem viver em média 5 anos, podendo se reproduzir 7 vezes ao ano.

Essas aranhas não agressivas, só reagindo quando se sentem ameaçadas, causando a picada quando são pressionadas contra o corpo. Mas tanto o macho quanto a fêmea são venenosos e sua picada pode causar diversos males para nós. 

A picada dessas aranhas é indolor e somente de 12 a 24 horas depois é que sentimos os efeitos como inchaço, bolhas no local, morte do tecido, dor no local, se deixarmos passar o tempo sem aplicar o antídoto outros sintomas poderão aparecer como boca seca, urina escura e sonolência, em casos raros pode ocorrer anemia hemolítica, ocorrendo a destruição das hemácias e até a coagulação do sangue. Podendo causar hemorragia de grau leve a grave, em conseqüência insuficiência renal, anemia aguda e morte.

Por isso é necessário aplicar o antídoto o mais rápido possível para que não haja seqüelas no corpo. Assim se sentir os sintomas ou perceber a picada da aranha, dirija-se rapidamente até o hospital para tomar o antídoto.
Publicidade:


Fique atento também aos lugares onde ela costuma aparecer, como cascas de árvores, fenda de muros, paredes, forros, pilhas de tijolos, entulhos e dentro de roupas, sapatos e camas. Especialmente nesses 3 últimos, pois às vezes sem querer podemos pressionar o corpo delas sem querer. O predador natural da aranha-marrom é a lagartixa, mas devido ao crescimento das cidades esse animal tem desaparecido cada vez mais, assim aumentando a proliferação desse tipo de aranha.

Existem mais de 50 espécies conhecidas de aranhas-marrom, que se localizam especialmente na América, pois gostam do clima quente, úmido e temperado. Por essa razão que elas costumam aparecer mais durante as estações de primavera e verão. O estado do Brasil onde ela é mais comum é o Paraná, onde o clima é mais favorável à sua proliferação.
Caso não tenha dado tempo de tomar o antídoto é necessário passar por um tratamento, que varia de caso para caso, segundo o aspecto da lesão, local do corpo onde ocorreu, tempo de evolução entre o paciente e o atendimento, identificação da espécie, idade do paciente, presença de doenças associadas e sintomas presentes.

"Em 2010 foram registrados cerca de 4.800 casos de picadas de aranha marrom somente no estado do Paraná".

As pessoas com quem mais se deve ter cuidado nesses casos são crianças, idosos, pessoas desnutridas e em tratamento quimioterápico.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
PICADA DE ARANHA MARROM- SINTOMAS, O QUE FAZER?
Blog DCH- Fotos e Vídeos

20 comentários :

Maiara disse...

Me apavorei quando vi a picada da aranha marrom!!!

Anônimo disse...

Meu irmão fazendo uma limpeza no sotão, onde havia muita sujeira, foi picado pela marron, daí 8 a 10 horas, sentiu inchume, e pele muito rosada, é que se deu conta, do estrago, correu para pronto socorro, e foi medicado com antibiótico, e pomada, ainda sente coceira e no centro onde foi picado, sente uma dor.

Anônimo disse...

nossa isso é um horror!!a picada deve ser muito grave!coitado de quem foi picado,a foto deu até arrepio!!!

Anônimo disse...

Po eu achei uma aranha marron no casaco do meu pai aqui no paraná idabem que eu consigui matala -Morta e enterrada- Diz que a aranha cobra ETC fica ativa por ums dias depois que ela morre e e aconçelhado sempre enterrala....

ale-skateculture disse...

Eu fui picado por uma dessa e só fui perceber no dia seguinte, tive muito sono dor de cabeça e febre, para ajudar quando cheguei no pronto socorro o medico disse que poderia ser apenas uma picada de formiga e me deu um fernegan na veia, quase fiquei sem o braço pois o fernegan tinha q ser intramuscular rsrssr, quatro dia depois minha perna começou a doer muito dai então fui no pronto socorro de uma cidade vizinha, lá a medica quando viu meu estado já sabia que tipo de aranha tinha me picado dai sim fui medicado corretamente com soro anti aracnídeo, bezetacil e tomei de novo o fernegan, agora sim da forma correta hoje nove dias depois estou tomando antibiótico e minha perna já está cicatrizando.

Anônimo disse...

KARACA!!!!!!

Anônimo disse...

uma amiga minha foi picada por uma arranha marrom e quando começou a sentir dor ela foi ao medico de varias cidades visinhas e eles falaram que era tarde de mais e nao deran antibiotico menhum e agora ela nao sabe oque fazer

Anônimo disse...

Sim é isso que aconteçe quando se deparamos com medicos incopetentes uma minoria mas ainda tem bastante, meu pai sentiu uma dor na sexta feira na parte da manha de sexta feira dia 16/11/2012 sabado foi ao medico as 12hrs e veio a falecer no final da tarde isso ñ é brincadeira tomen cuidado.

Anônimo disse...

Tenho trauma de aranha ,por que quando eu era criança fui mordido por uma aranha mas não era marrom .Hoje se eu ver alguma dessa eu fico com muito medo !!!!

Anônimo disse...

nossa da medo ainda bem que não to com nenhum dos sintomas !!!

Anônimo disse...

Nossa isso da medo isso é feio e estranho, por que será que esse ser vivo esiste mas ele não é um ser vivo é um destridor de vidas

Anônimo disse...

na minha casa ja vi essa aranha marrom ,matei algumas estou com medo oque faço? tem algum inseticida?

Anônimo disse...

fui mordida domingo 03/02 de manhã em uma lanchonete em outra cidade estava viajando senti a picada mais não vi nada falaram que provavelmente era borrachudo q tem mto na região espremi o buraquinho da picada até sair um pouco do liquido transparente saiu um pouco de sangue junto, passei álcool e segui viajem meu no meio do caminho foi inchando, qdo finalmente cheguei em casa ele tava enorme, ontem atarde não aguentei mais e fui no hospital fiz exames de sangue pois acharam q a infecção já tinha chegado ao pâncreas e ao baço mais o exame deu negativo graças a deus, me deram antibiotico e me liberaram mais continua inchado e ardendo o pé e a perna e doendo estou com medo vi varias fotos e li varios artigos sobre essa arranha...

Anônimo disse...

Meu pai foi picado por uma dessas, foi na segunda feira passada, no começo ele sentiu uma bolinha no dedo mindinho do pé, porem pensava que era apenas um pelo arruinado. No outro dia foi trabalhar normalmente, mas veio cedo pq tava sentindo mta dor no pé, daí ele foi ao medico e eles deram injeção e receitaram antibioticos...os dias foram passando e cada dia ficava mais inchado e vermelho, aquela bolinha foi crescendo com pus e um liquido por dentro, ele retornou ao médico na sexta feira e eles receitaram outros remedios e falaram para por bolosa termica, ele fez isso mas so piorou, e doía muito. No sabado foi ao médico e tiveram que cortar aquela bola no vivo, sem anestesia, fizeram exames e nao dava nada no sangue. No domingo e segunda feira, minha mae trocava o curativo e tava sangrando, ele nao tava respondendo aos antibioticos, entao na segunda feira novamente foi no hospital e o médico disse que o pé dele tava com bacteria e precisava ser internado, até entao nao sabiam oq tinha acontecido. Na terça feira, qdo ele ja estava internado, foi uma equipe de médicos la no quarto e disseram pra ele que iam fazer a cirurgia a tarde e se fosse preciso iriam cortar um ou dois dedos, pra nao complicar a vida dele. Fizeram a cirurgia, e no papel estava escrito que foi picada de aranha marrom, limparam e tiraram a parte infeccionada, pois ja estava ficando meio podre, pq ja tinha se passado uma semana. Mas nao cortaram nenhum dedo, porem fizeram um baita buraco no pé dele pra tirar toda parte infeccionada. Hoje é quinta feira, e hoje els vao analisar que tipo de bacteria que era, vao olhar o pé dele pra ver se nao tem nenhum risco, se ta melorando, caso tiver alguma parte com risco de infecçao terão de cortr o dedo dele, mas creio que vai dar tudo certo.
Mas a conclusão é, isso nao precisava ter acontecido isso, se eles tivessem tirado o veneno, ou resolvido bem antes ja teria melhorado, mas a saúde publica do Brasil é incrivel né...mas enfim, isso é só pra mostrar que isso nao é brincadeira e deve-se tomar muito cuidado...

Luíza disse...

Nooooooooossa! que terror, o pior e que quase ninguem sabe disso deveria ter uma concientização

Anônimo disse...

meu filho foi na roça quando chego la foi busca lenha não sentiu nada depois de uns 4 dias ele viu um machucado na sua perna com uma bolha mais como tinha mordido muito carrapato nele ache que era alergia quando passo mais uns 3 dias foi ficando muito vermelho e irchado levei no medico após 10 dias o medico falo que ele deve ter torcido o pe etinha estorado vasos que aquele vermenho ia fica roxo e preto e não passo nei um remédio mais sempre quando ele corta em algum lugar eu uso amoxilina o po para cura foi o que coloquei ele não teve dor e nei um sintona como dor urina escura boca seca acho que não tem medico na terra so jesus que cura !!!!!

Anônimo disse...

não temos medico na terra so jesus e o medico dos médicos levei meu filhos o medico falo que era torção e o vermelho era vasos estorado não passo nei um remédio eu coloquei o po da amoxilina como uso em machucado se não tinha piorado so jesus

Anônimo disse...

Ao dormir sentir uma picada debaixo do lençol e logo joguei longe e voltei a dormir,no outro dia apresentou um pequeno inchaço e as pessoas falaram que poderia ser uma picada de formiga, já no segundo dia sentir uma dor de cabeça muito forte, fui ao médico e ela me receitou um buscopam e falou para passar compressa na lesão achando que eram um furunculo. Depois disso a lesão foi crescendo e ficando com um grande disco preto no centro, muita dor, febre e ao redor necrosando. logo passaram uma bezetacil, uma profenide e nada. procurei outra unidade medica, está já é a quinta unidade e nada foi feita de concreto. com 4 dias fui no cupa e eles passaram cipro. onde á perna parou de inchar ficando melhor.e ele falou se não melhorasse em 7 dias voltasse. logo voltei. e me mandaram para restauração para fazer uma raspagem. o transtorno foi tão grande de passar o dia todo no hospital e médico de novo foi negligente pois passou p\ eu ir para um cirurgião vascular.e logo que o médico da restauração viu nada foi feito e me passou novamente um tratamento de mais 7 dias com cipro meu estômago está uma pilha. hoje já estou com 14 dias continuo com a perna necrosada e nenhum orgão de saúde fez nada. minha luta ainda continua para não perde minha perna. a ferida da picada da arranha marrom é muito feia ficando uma ulcerá depois,mais feia ainda.me chamo kedima do recife-pe, no dia que algo for feito por mim volto pra contra minha vitória.

Anônimo disse...

Caraca Kedima !! ='( MELHORAS AII ! :(
Aconteceu quase o mesmo comigo, mas nao creio q foi uma picada de aranha, houve a mesma coisa, bolha roxa, tecido morto e sentia muita dor.. os médicos vascular, ortopedia nao fizeram nada, só mandavam eu voltar a 7 dias se nao melhorar, dps de 2 semanas e nada feito com os efeitos da Dipirona,Bezetacil, Voltarem, Eu mesmo fiz a própria Drenagem e tirei a pele morte na parte do Dedao do pé esquerdo, esta um pequeno buraco que comeu uma parte da carne do dedão esquerdo hoje estou tomando antibióticos e fazendo curativos ...Quando meu Dedo melhorar voltarei aki pra postar minha vitória .. =) Abçs a todos aeew :D
Eric do Rio de Janeiro-RJ,

Anônimo disse...

Eu tbem fui picada por uma aranha marrom na cidade de Chapeco...os sintomas são horríveis...antes de ir ao hospital fui para uma clinica particular ...a medica não tinha certeza do diagnostico e sugeriu uma medicação anti alérgica...não aceitei porque penso que um medico não pode se basear em achismo tem que ter certeza...então meu caso piorou ...então fui ao hu ...chamaram o pessoal especializado e o diagnostico veio na hora picada de aranha marrom...ainda bem q deu tempo de pomar o soro ...mas foram três meses pra fechar o ferimento...mas graças a Deus deu tudo certo.

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.