quinta-feira, 13 de outubro de 2011

QUANTOS OSSOS TEM O CORPO HUMANO?


O esqueleto humano é muito importante, pois tem a função de proteger os órgãos vitais do nosso organismo como o cérebro que é protegido pelo crânio, os pulmões e o coração que são protegidos pelas costelas e pelo esterno. Eles variam de formato e tamanho dependendo de onde os encontramos, o maior deles é o fêmur que se encontra na coxa e o menor o estribo que se encontra dentro do ouvido.

Desde as primeiras semanas de vida dentro do útero, os ossos já estão presentes no ser humano. Mas só se desenvolve completamente por volta dos 25 anos de idade, porém ele para de crescer ainda na adolescência quando surgem os hormônios da puberdade. Os bebês nascem com estruturas entre alguns ossos do crânio, denominadas moleiras, elas são frágeis e tendem a desaparecer com o passar dos anos, através da união dos ossos. Elas existem para permitir a passagem do bebê pelo canal vaginal na hora do parto e para promover o crescimento do encéfalo.

Outros ossos do bebê também são separados, mas conforme ele cresce, esses ossos vão se unindo, por isso que um bebê recém nascido tem 270 ossos enquanto que um adulto é formado por 206.

Nos ossos que são presos os músculos através dos tendões, por isso além de proteger os órgãos vitais o esqueleto tem função de sustentação. O esqueleto feminino se diferencia do masculino em algumas partes, como na pélvis, cujo formato favorece a saída de um bebê do ventre da mãe.

Publicidade:


Os tendões, ligamentos e as cartilagens também fazem parte do esqueleto humano. E além das funções já citadas os ossos também auxiliam na locomoção, produção de células sanguíneas e reserva de cálcio.
Como os ossos se diferenciam em formatos, existem cinco tipos de ossos. Há os ossos longos, que tem o comprimento maior do que a largura e a espessura, suas extremidades são chamadas de epífixes: proximal e distal, e o corpo do osso é chamado de diáfase, alguns exemplos desses ossos são fêmur, tíbia, rádio, ulna (que se encontram nos membros inferiores e superiores).

Outros tipos de ossos são os curtos que tem a mesma proporção em todas as suas dimensões, exemplos desses ossos são os ossos do carpo e ossos do tarso (mãos e pés). Os ossos sesamóides são os ossos que se desenvolvem no interior de alguns tendões como a patela (joelho). Ossos lamimares têm o comprimento e a margura maior do que a espessura, exemplos desses ossos são escápula, ilíaco, costelas, entre outros. 
Os ossos irregulares não têm proporção alguma em nenhuma de suas dimensões como as vértebras e sacro. E por fim os ossos pneumáticos são também ossos irregulares, mas encontrados no crânio e apresentam cavidades que contém ar, exemplos desses ossos são frontal, esfenóide, maxilar, entre outros.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
QUANTOS OSSOS TEM O CORPO HUMANO?
Blog DCH- Fotos e Vídeos

21 comentários :

Anônimo disse...

muito legal !!!!.

sarah disse...

gostei mt desse blog e dimais.........................

sarah disse...

q legall kkkk

Anônimo disse...

achei muito interessante...

Anônimo disse...

muito informativo gostei

Anônimo disse...

legal, bakana, seu blog....


kaio fábio disse...

gostei me passou alguns conhecimentos que eu não sabia, valeu!!

Anônimo disse...

nao encontrei o que eu precisava, mais mesmo assim achei interesante

Anônimo disse...

gostei muito achei o que precisava.

Anônimo disse...

e muito interesante esse cite gostei muito!

Anônimo disse...

o seu blog é muito legal você nos ajudou muito,obrigado!!!

de Giovanna e Naiany

Anônimo disse...

mto informativo, foi otimo ter lido, pois trabalho c ambulancia e presciso estar atento

Anônimo disse...

So Deus mesmo para fazer essa maquina que eh o corpo humano!nao existe nada igual!

Anônimo disse...

Gostei muito bom e infor mativo.

Anônimo disse...

GOSTEI DESSA DICA.

Anônimo disse...

obrigado, pois me ajudou com um trabalho....

gostei!!!

Anônimo disse...

E muito legal e interessante

Unknown disse...

me ajudou muito, trabalho do meu filho feito e bem explicado. muito obrigada!!

nario disse...

e muito legal de mais

Anônimo disse...

legal ,que interessante

Anônimo disse...

NÃO SABIA QUE UM BEBÊ TINHA 270 E UM ADULTO 206

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.