quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A ERA VARGAS RESUMO DE 1930-1945


Getúlio Dornelles Vargas foi um dos presidentes mais conhecidos e famosos do Brasil. Afinal ele foi o presidente que mais governou o nosso país, ficando no poder de 1930 a 1945. Pelo seu governo ter durado tanto tempo e devido à grande revolução que ele causou durante seu governo, essa época ficou conhecida como a Era Vargas.

Getúlio Vargas nasceu em 1882 na cidade de São Borja e desde muito antes de assumir a presidência do Brasil, ele sempre esteve envolvido com política. Ele foi eleito deputado estadual duas vezes seguidas no Rio Grande do Sul em 1909 e 1913, sendo que nesse último ele renunciou ao cargo nesse mesmo ano. Em 1907 Vargas retornou à Assembléia Legislativa e é reeleito deputado estadual em 1919. Já em 1924 ele é eleito deputado federal, onde permanece até 1926 onde é eleito Ministro da Fazenda, em 1928 Governador do Rio Grande do Sul e finalmente em 1930 Presidente do Brasil.
Vargas ficou conhecido como “pai dos ricos e mãe dos pobres”, pois ele tinha uma grande capacidade de jogar nos dois lados, na elite e no proletariado (parte mais pobre de uma nação). Assim ele fez uma verdadeira revolução no governo brasileiro implantando o Estado Novo, conhecido como a “ditadura” Vargas, onde tudo o que acontecia era bom para a elite brasileira.
Mas ele também fez muita coisa pelo proletariado como a criação da Justiça do Trabalho em 1939, onde os trabalhadores tiveram direito ao décimo terceiro salário, auxílio desemprego, licença maternidade, salário mínimo, assim como a Consolidação das Leis do Trabalho, onde criou os direitos trabalhistas como a carteira profissional, semana de trabalho de 48 horas e férias remuneradas, que não havia antes, assim ele agia para satisfazer as duas classes sociais, era sua estratégia para se manter no poder.

Publicidade:


Vargas também investiu na área de infra-estrutura criando a Companhia Siderúrgica Nacional em 1940, a Vale do Rio Doce em 1942, e a Hidrelétrica do Vale do São Francisco em 1945. Ele ainda criou em 1938, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Mas além disso, a sua forma de governo passa a ser centralizadora e controladora, assim criando o Departamento de Imprensa e Propaganda para controlar e censurar manifestações que fossem contrárias ao seu governo. Assim ele perseguiu opositores políticos e especialmente partidários do comunismo. Uma de suas atitudes mais drásticas e marcantes foi mandar a esposa do líder comunista Luis Carlos Prestes, Olga Benário para o governo nazista.
Em 1945 Vargas foi deposto pelos militares, assim dando o fim à Era Vargas. Após Getúlio Vargas muitos presidentes que vieram depois, tentaram exercer a mesma forma de governo que ele, mas não conseguiram ninguém foi capaz de servir aos dois lados de maneira tão sagaz quanto ele.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
A ERA VARGAS RESUMO DE 1930-1945
Blog DCH- Fotos e Vídeos

19 comentários :

Anônimo disse...

chatooooo e legauuuuuuu

Anônimo disse...

Resumo bem básico, porém muito útil para relembrar! Obrigada! bjuu

Anônimo disse...

daonde vargas e so pai dos pobreeeeeees e nao pai dos ricos e mãe dos pobres

Anônimo disse...

Faltou a parte do governo dele após Dutra, mais foi útil!
=D

Anônimo disse...

Ajudou bastante , vcs que falaram que a informaçao foi fraça , vcs pesquisaram no google o resumo , nao a informaçao completa , nao pode reclamar que ta faltando coisa!
Desculpe-me , mais nao e tirada ok ? =D

Anônimo disse...

concordo c/ vc
...

Anônimo disse...

óóóóótimo.Me ajudou bastante!!:) Agora sim eu tiro um 10...vlw

Anônimo disse...

'Ótimoo muito obrigada..vou ter uma prova amanhã e esse resumo me ajudou muito a relembrar a materiaa!! =)'

Anônimo disse...

noooo!!!!!!!!eu espero que eu consiga fazer a pooooovraaaaaa!!!!!!!que medooo.....Deus mim ajudaa pois estou estudando......vcs estao mim ajudando....tenkyuuuuu.....muito obrigada.....

Anônimo disse...

depois disso ele governou mais 4 anos,só faltou isso ..
mas está otimo vou tirar um 10 ,espero rsrs !

Anônimo disse...

coloque coisas mais leves e com pouco mais de sentido

Anônimo disse...

muito obrigada mim ajudou muito vou tira 10 amanha na prova valeu

Anônimo disse...

parem de reclamar,pois ninguem tá te obrigando a ler esse resumo,o kara fez a parte dele pra nos ajudar e ainda falam mal...ler somente quem quer!

Anônimo disse...

Valeu marvado . isso mesmo graças o seu resaumo terminei mt mais rapido.valeu mesmo

Anônimo disse...

Ótimo, tenho prova hoje e esse resumo vai ajudar bastante!

Anônimo disse...

Bem resumido msm.

Anônimo disse...

Tipo muito bomm hehe assim vc tira nota dez com esse resumao ee muito bonm obrigada mesmo

Anônimo disse...

Hhm... Bom gosteih muitow!!!

Anônimo disse...

hummm......resumo muito bom pequeno e explicativo

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.