terça-feira, 2 de agosto de 2011

SISTEMA DIGESTIVO HUMANO- DIGESTÓRIO



O sistema digestivo ou digestório humano é o sistema responsável por absorver os nutrientes dos alimentos ingeridos, necessários às diferentes funções do organismo, como crescimento, energia para reprodução, locomoção.

O sistema digestivo é formado por um conjunto de órgãos que têm por função a realização da digestão. A mucosa desse sistema apresenta milhões de vilosidades (pequenas dobras que aumentam a superfície de absorção intestinal). Essas dobras são formadas por pequenas células do epitélio intestinal, que apresentam microvilosidades (dobrinhas microscópicas). Os componentes desse sistema são: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus.

A faringe é um canal músculo membranoso que é comum aos sistemas digestivo e respiratório, pois esse canal se comunica com a boca e com as fossas nasais. Ele se estende da base do crânio à borda interior da cartilagem cricóide, continuando pelo esôfago. Na faringe passam os alimentos ingeridos em direção ao esôfago.

O esôfago é um canal muscular que se estende da faringe ao estômago. Ele é a parte mais estreita do sistema digestivo, atravessando a parte inferior do pescoço, a cavidade torácica, o diafragma e a parte superior da cavidade abdominal. Esse canal empurra o bolo alimentar para o estômago através de contrações (movimentos peristálticos), que também são realizadas pelo estômago e intestino.

O estômago é órgão muscular que liga o esôfago ao intestino delgado. Ele se localiza no lado esquerdo abaixo do abdômen. Ele é responsável pela decomposição dos alimentos. O estômago é capaz de guardas quase um litro e meio de comida, devido a um músculo circular que existe em sua parte inferior.
O intestino delgado é a parte do tubo digestivo que vai desde o estômago até ao intestino grosso. Ele é dividido em três partes: duodeno (perto do estômago), jejuno (parte central) e íleo (próximo ao intestino grosso).
Publicidade:


O duodeno é dividido em quatro partes com a forma de C. Nele o suco pancreático e a secreção biliar agem na digestão atacando a quimo e a transformando em quilo. Ele também apresenta glândulas que secretam muco nas paredes do intestino delgado, chamadas de glândulas de Brunner.
O jejuno é a continuação do duodeno, ele sempre é aberto e se apresenta vazio. Sua função é começar a absorção de nutrientes.

O íleo é o último segmento do intestino delgado, ele faz continuação ao jejuno. Ele é mais estreito e suas túnicas são mais finas e menos vascularizadas que o jejuno.

O intestino grosso é o local de absorção de água, tanto a ingerida quanto a água vinda das secreções digestivas. As glândulas da mucosa do intestino grosso também secretam muco, que lubrifica as fezes, facilitando seu transporte e eliminação através do ânus. Ele é dividido em quatro partes: ceco, cólon, apêndice e o reto.

O ceco é a parte inicial do intestino grosso, é o segmento de maior calibre que se liga ao íleo. Existe uma válvula encontrada na junção do íleo como ceco chamado de válvula ileocecal, que impede o refluxo do material vindo do intestino delgado.

O cólon é a região intermediária do intestino grosso, ele se prolonga do ceco até o ânus.
O apêndice é uma pequena extensão tubular terminada em fundo cego.

O sigmóide é a parte do intestino grosso que liga a porção transversal dele com o reto.
O reto é a parte final do tubo digestivo, terminando no canal anal. Ele costuma apresentar três pregas em seu interior e é uma região bem vascularizada.

O ânus controla a saída das fezes, é localizado na extremidade do intestino grosso.
Também estão associadas ao intestino grosso glândulas que produzem sucos digestivos ricos em enzimas e outras substâncias que ajudam a dissolver os alimentos. O fígado também tem uma grande participação na digestão, ele produz bílis que ajuda a quebrar a gordura em gotas de pequena dimensão, assim facilitando a digestão.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
SISTEMA DIGESTIVO HUMANO
Blog DCH- Fotos e Vídeos

1 comentários :

Anônimo disse...

Tendo em vista que o Sistema Digestório começa pela boca, porque não tem nada a respeito da mesma?

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.