quarta-feira, 17 de agosto de 2011

COMO TIRAR 2º VIA DO RG PELA INTERNET


A carteira de identidade (RG) é o documento principal para a nossa identificação, por isso é muito importante caso aconteça algo com ela, como perda, furto, danificação ou sem atualização, devemos retirar uma segunda via da mesma, assim evitaremos problemas futuros em ocasiões que é estritamente necessária a apresentação desse documento.

Se você perdeu ou teve sua carteira de identidade furtada, a primeira coisa que deve fazer é um Boletim de Ocorrência (B.O) na delegacia mais próxima a sua casa. E para facilitar boas partes das delegacias já possuem um documento editado especificamente para este tipo de ocorrência, chamado “Registro de Perda de Documentos”.

Mas se sua carteira de identidade apenas sofreu danificação ou se está desatualizada, então você deve apenas fazer do segundo passo em diante. O segundo passo varia um pouco em cada região do Brasil. Se você mora numa cidade que possui postos “Poupa Tempo” como São Paulo, dirija-se a um para fazer a segunda via da sua identidade. Mas se sua cidade não tiver um desses postos, vá à Secretaria de Segurança Pública (SSP) da sua cidade, pois lá existe uma seção específica para a retirada de documentos de identidade. Em todos os casos você deverá pagar pela segunda via, exceto se provar que não tem condições para efetuar o pagamento.

Publicidade:


Em Santa Catarina, por exemplo, a pessoa deve dirigir-se a algum escritório de despachante próximo à SSP do seu município, lá o atendente vai preencher e imprimir um documento de arrecadação de receitas estaduais, que serve para pagar o tributo relativo à confecção da Segunda Via da Identidade. Feito o pagamento, você deve ir à seção de documentos de identidade da SSP da sua cidade, levando os seguintes documentos: Certidão de Nascimento, Comprovante de Residência, Duas fotos 3x4, Boletim de Ocorrência (caso houver perda ou furto do documento) e o comprovante de pagamento da taxa estadual.

E no prazo de mais ou menos uma semana, sua nova carteira de identidade deverá estar pronta.
Mas se na sua cidade, tiver Poupa Tempo como em São Paulo, você deve se dirigir ao posto mais próximo. Os postos do Poupa Tempo se encontram nas regiões da Sé, Luz, Itaquera, Santo Amaro, São Bernardo do Campo, Guarulhos, Osasco, Campinas, São José dos Campos, Ribeirão Preto, Bauru e Santos, nesses postos também é necessário levar todos os documentos solicitados para retirar a primeira via. 

A taxa varia em torno de 20 reais. Para maiores informações acesse o site do Poupa Tempo (http://www.poupatempo.sp.gov.br), lá você vai poder tirar todas as suas dúvidas e agendar um dia para realizar o processo. Assim você estará livre de complicações futuras. Mas lembre-se a retirada tanto da primeira como da segunda via pela internet não é autorizada, por questão de maior segurança.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
COMO TIRAR 2º VIA DO RG PELA INTERNET
Blog DCH- Fotos e Vídeos

5 comentários :

Anônimo disse...

Quem tem carteira de motorista também serve como documento de identidade.

http://www.artigopublico.com - Publique e divulgue Grátis!

Anônimo disse...

Não para viagens a Argentina por exemplo....eles não aceitam a carteira de motorista tem que ser a identidade.

Anônimo disse...

para viagens no exterior nem RG nem CNH o documento usado é o seu passaporte nao sabe informar direito nao poste

Anônimo disse...

para viagens na America do Sul apenas o RG serve....

Anônimo disse...

Moro em SP e o meu RG foi tirado no Paraná. Posso obter segunda via sem me deslocar deSão Paulo ?

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.