quarta-feira, 13 de julho de 2011

CADEIA ALIMENTAR AQUÁTICA, TERRESTRE- EXEMPLOS



A cadeia alimentar é uma série de processos que ocorrem no meio ambiente a qual expressa a relações de alimentação entre os seres vivos que vivem em uma determinada comunidade. Mostrando que um ser vivo depende do outro para se alimentarem.

Todos os organismos necessitam de energia para sobreviver, esta é obtida através do alimento que os seres vivos retiram do ambiente. Assim, a matéria sempre está seguindo um fluxo dentro de um ecossistema. Ao longo da cadeia alimentar há uma transferência de energia e nutrientes, sempre no sentido dos produtores para os consumidores. A transferência de nutrientes fecha-se com o retorno dos nutrientes aos produtores, possibilitado pelos decompositores.

A energia tem um percurso acíclico, processo conhecido como fluxo de energia, que por outro lado, é utilizada por todos os seres vivos que entram na cadeia alimentar para sustentar suas funções, diminuindo ao longo da cadeia – perdendo-se a energia em forma de calor – não sendo reaproveitável. Quanto menor for a cadeia alimentar, mais energia haverá para os organismos envolvidos.

A posição que cada ser vivo ocupa na cadeira alimentar é um nível hierárquico, chamado de nível trófico, que os classifica como produtores (como as plantas), consumidores (como os animais) e decompositores (fungos e bactérias). O fluxo de energia inicia-se nos produtores, passando para os consumidores (herbívoros e predadores) e decompositores.

Os produtores são todos os seres autotróficos clorofilados, ou seja, que transforma a energia dos raios solares em energia química, além de serem capazes de sintetizar matéria orgânica a partir de substâncias minerais, sendo assim, o único processo de entrada de energia em um ecossistema. Os organismos deste nível são as plantas verdes, as cianófitas ou cianofíceas (algas verde-azuladas ou azuis) e algumas bactérias que, devido à presença de clorofila (pigmento verde), podem realizar a fotossíntese. Estes organismos são também conhecidos por produtores primários.

Os consumidores são os seres que se alimentam dos produtores ou de outros consumidores. Os seres desse nível são heterotróficos, ou seja, obtêm a energia de que precisam de substâncias orgânicas produzidas por outros organismos. Todos os animais e fungos são seres heterotróficos, e este grupo inclui os herbívoros, os carnívoros e os decompositores. Neste nível trófico se encontram também os animais detritívoros – que se alimentam de restos orgânicos, por exemplo, os urubus, abutres, hienas, moscas, etc.

Os decompositores são seres que reciclam a matéria orgânica, decompondo-a e degradando em matéria inorgânica. Esta é reaproveitada pelos produtores, assim dando continuidade ao ciclo. O papel dos compositores em um ecossistema é muito importante, pois eles transformam as substâncias orgânicas de que se alimentam em substâncias minerais. Estas substâncias minerais são novamente utilizáveis pelas plantas verdes, que sintetizam de novo a matéria orgânica, fechando assim o ciclo de utilização da matéria. Esse nível trófico é representado por micro-organismos, como fungos e bactérias.

Publicidade:


Não é possível informar com precisão onde começa ou termina um ciclo da cadeira alimentar, geralmente podemos afirmas que são encontrados no meio terrestre, em meio a suspensão vegetativa e no meio aquático.

Um exemplo de cadeia alimentar no ciclo terrestre: folha de uma planta→ gafanhoto→ ave→ jaguatirica→ decompositores→ insetos alados→ cobra→ aves→ capim→ coelho→ raposa→ onça→ decompositores.

Um exemplo de cadeia alimentar no ciclo aquático: algas→ caramujos, insetos alados→ larvas, peixes→ mamíferos, aves aquáticas→ decompositores, Insetos alados→ larvas.
Um exemplo de cadeira alimentar no ciclo em suspensão: árvore→ folhas→ lagarta→ mariposa→ sapo→ cobra→ coruja→ decompositores→ mosca→ mosquito→louva-deus→ rã→ cobra→ coruja→

As teias alimentares são conjuntos de ligadas entre si, geralmente representado como um diagrama das relações tróficas (alimentares) entre os diversos organismos ou espécies de um ecossistema. Onde cada espécie se alimenta em vários níveis hierárquicos diferentes e produz uma complexa teia de interações alimentares. Enquanto uma cadeia alimentar inicia-se por um único organismo produtor, as teias alimentares podem ter vários produtores. A complexidade das teias alimentares assim como na cadeia limita o número de níveis hierárquicos.

Seu realismo se deve porque a relação entre dois organismos – o alimento e seu consumidor – não é sempre a mesma. Os consumidores também variam de alimento conforme sua disponibilidade no ambiente.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
CADEIA ALIMENTAR AQUÁTICA, TERRESTRE- EXEMPLOS
Blog DCH- Fotos e Vídeos

31 comentários :

Anônimo disse...

adorei esse site mas nÂo tinha o que eu queria

alison disse...

eeh eu tbm gostei mas só que tinha o que queria mais não o tanto

Anônimo disse...

gostei mas nao tinha o que eu queria mesmo miratriz
der melhor que todas me ensinou pouco

Unknown disse...

eu tbm gostei e tinha oque eu queria vcs ja jogaram play 3
eu tenho o play 1 e o 2

Unknown disse...

:) :) :) :) :) :) :) :)

Anônimo disse...

adorei mas tanbén ñ tinha o que eu queria mas no fundo no fundo e legal!!!

Anônimo disse...

adorei esse site!!

Anônimo disse...


é igual ao exemplo do meu livro esperei uma coisa melhor dferente



e´igual ao exemplo da minha apostila







Anônimo disse...

gostei tinha o que eu qria exemplos de cadeis alimentar terrestre [:

Anônimo disse...

gostei tinha as duas que eu queria terrestre e aquatica ♥

Anônimo disse...

Muito bom msm obrigada vou tirar um 10 na minha prova
<3

Anônimo disse...

Ola gostei muito do saite mais não tinha o que eu procurava,mais achei muito interessante;

Anônimo disse...

que troco mais chato

Anônimo disse...

legall me ajudou na tarefa de casa de ciências

Anônimo disse...

muito bom tudo q eu queria vou tirar 10 no trabalho

Anônimo disse...

muito bom...

Maico Wellington Cabral disse...

ESTA CADEIA ALIMENTAR EU POSTEI NO MEU FACE PARA USAR COMO EXEMPLO COMO DEUS EXISTE!!!PORQUE DARWIN DIZ QUE O MAIS FORTE SOBREVIVE AO MAIS FRACO ENTÃO BEM SE DESAPARECESSE O GAFANHOTO QUE É MAIS FRACO QUE O CAMUNDONGO O CAMUNDONGO SOBREVIVERIA DO QUE?E SE DESAPARECESSE O CAMUNDONGO POR SER MAIS FRACO QUE O FALCÃO O FALCÃO SOBREVIVERIAM DO QUE?E MESMO QUE ALGUM CIENTISTA ARGUMENTAR QUE ISTO É PRA MESMA ESPÉCIE IMAGINE SERES IMBATÍVEIS TODOS MORRERIAM DE FOME PORQUE NÃO EXISTIRIAM OS SERES MAIS FRACOS PORQUE FICARAM NA TERRA APENAS OS SERES MAIS FORTES!!!ESTUDEM COM AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ QUE POR CRISTO JESUS ELES LHES EXPLICARAM MELHOR!!!Maico Wellington Cabral.

Anônimo disse...

ufa encontrei os dois que eu queria ,vou tirar um dez ben grande no meu trabalho <3

Anônimo disse...

que bom que encontrei um site que nem esse para me ajudar nesse trabalho da escola tradição de site que nem esse, merece mais que isso, esse site e muito bom espero que essa pesquisa receba mais agentes para que ele fique mais populado e com seguir agentes comunitarios bons. E cadeia alimentar e isso mesmo que esta aqui .Por isso e um bom exemplo de estudo para nois que temos a vida pela frete obrigado pelas pessoas que fizeram essas pesquisas para nois ajudar e pelos epctadores xau tudo de bom para vcs !!!

Anônimo disse...

Gostei, Mas Não tinha oque eu realmente queria, mas mesmo assim, me ajudou bastante... Obrigada ...
Belo Site =) Volto sempre para saber mais sobre cadeias alimentares aquáticas e terrestres... Muito Obrigada Mesmo

- Anônimo

enddy disse...

ME AJUDOU MUITOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO! VALEU......

enddy disse...

GOSTEI

Anônimo disse...

tinha que ser uma cadeia alimentar marinha maior pq eu tenho que fazer com uns vinte animais

Anônimo disse...

legal

Unknown disse...

adorei esse site mas n encontrei oque eu queria

Anônimo disse...

tanbem adore

Anônimo disse...

explicoo direitinho , haha goostei :)

Anônimo disse...

gostei mto do site

Anônimo disse...

gostei da argumentação em relação a Darwin... muito interessante.

Anônimo disse...

odiei essa droga não to achando nada que eu preciso!!!!

Anônimo disse...

kkkkkkk

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.