quarta-feira, 6 de julho de 2011

A BIOSFERA E SUAS DIVISÕES



O local onde vivemos e tudo que vemos fazem parte da biosfera. A biosfera é o local do nosso planeta onde é possível que haja vida. A biosfera pode ser considerada um enorme ecossistema, por apresentar componentes bióticos – seres vivos, como animais e plantas – e abióticos – seres inanimados, como pedras e rochas.
A formação da biosfera surgiu com a seqüência de longos processos de adaptação entre as espécies e o meio ambiente. A biosfera é um conjunto altamente dinâmico que se auto-regula e é capaz de resistir, dentro de certos limites, às modificações do meio ambiente e às bruscas variações de densidade das populações causadas por agentes naturais. Sua evolução se deve a ação de dois tipos de agentes: os físicos e os biológicos.
Os dois principais agentes físicos que interferem em sua evolução são a água por ser essencial para que exista vida e a luz por ser a fonte primária de energia de todos os seres vivos. Já a ação dos agentes biológicos depende das condições gerais – físicas e químicas – que são impostas pelo meio ambiente. Assim através da seleção natural, os seres vivos vão se adaptando à condições determinadas pelos agentes abióticos e também às exigências impostas pela comunidade da qual fazem parte.

A biosfera é dividida em ecossistemas menores, conforme o lugar e condições que ocupam em relação aos três grandes substratos do nosso planeta. Estes são a litosfera que é o substrato sólido, a hidrosfera, o substrato líquido e a atmosfera, que é onde se encontram os gases.

Publicidade:


A litosfera é a camada sólida externa do nosso planeta, que é formada por rochas e solos de diferentes níveis e é composta por uma grande quantidade de minerais. Ela é o substrato sólido do meio terrestre – epinociclo. Ela também é chamada de crosta terrestre, e possui uma espessura de 72 km abaixo dos continentes, onde se encontra a crosta continental, e espessura de 8 km abaixo dos oceanos, onde se encontra a crosta oceânica, que é mais densa, devido a grande quantidade de ferro que possui.

A litosfera é constituída por três grupos de rochas: magmáticas – que são formadas pelo magma localizado abaixo das rochas que se solidificam; sedimentares – formadas pela falta de detritos provocados por ações erosivas e metamórficas – formadas por rochas magmáticas e sedimentares que sofreram alterações.
A hidrosfera abrange todas as águas naturais da Terra. Ela é o substrato dos meios aquáticos : o meio marinho – talassociclo e o meio de água doce – limnociclo. Os oceanos, mares, rios e lagos cobrem cerca de ¾ da superfície terrestre. A água também é encontrada abaixo do solo, nos lençóis freáticos, localizados a milhares de metros de profundidade.

A profundidade dos oceanos é de em média 3794, que representa mais de cinco vezes a altura média dos continentes. Essa rica quantidade de água é a característica da Terra que o distingue como “planeta azul”. Isso se deve a combinação de vários fatores como a órbita solar, o vulcanismo, a gravidade, o efeito estufa e a atmosfera. A Terra é o único planeta do sistema solar, conhecido onde se encontra a água em estado líquido.

A atmosfera é a capa de gases e vapor d água que envolve o planeta. É composta pelos gases hidrogênio que representa 78% dela, oxigênio – 21%, com quantidades menores de gás carbônico – 0,03% , gases nobres (argônio – 0.93% e outros gases 0,04%) e vapor d água. Ela protege os organismos vivos dos raios ultravioletas e também serve como um estoque de gás oxigênio, evitando que ele escape. A atmosfera interfere diretamente no epinociclo e indiretamente no talassociclo e no limnociclo, pela fusão dos gases nela existentes.

A atmosfera é constituída de várias camadas que definem as mudanças de temperatura conforme a altura que se encontram. Da superfície até o espaço, elas se encontram uma acima da outra: sendo a primeira a troposfera, seguida pela estratosfera, mesosfera, ionosfera e exosfera.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
A BIOSFERA TERRESTRE E SUAS DIVISÕES
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.