segunda-feira, 6 de junho de 2011

VALOR E TABELA IPVA 2012 | DETRAN SP, RJ, MG, BA, RS



O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores - IPVA - é o imposto estadual, que anualmente é cobrado dos proprietários de veículos automotores.
O valor do IPVA 2012 vai variar de estado para estado, dependendo então, para saber o valor que você deverá pagar, saber em que estado seu veículo foi registrado. Mas o valor médio de variação fica entre 1% a 6% de acordo com o valor do veículo.

O IPVA é um dos impostos mais questionados, uma vez que a reclamação pela péssima qualidade das ruas, estradas e rodovias são unânimes. O retorno do imposto recolhido não é visto e os contribuintes todos os anos pagam e questionam sobre o alto valor cobrado e a falta de retorno, onde muitos têm que arcar com os prejuízos causados por buracos, falta de sinalização, falta de manutenção e conservação das vias.


Como em 2011 houve descontos em vários estados que surpreenderam os contribuintes, mas de forma positiva, espera-se que a tabela do IPVA 2012 traga boas notícias como a de 2011 ou então, descontos até maiores, mas não é bom ter esta esperança.

Publicidade:


Muitos economistas apostam que para 2012 os valores permanecerão o mesmo ou se tiver alguma variação será muito pequena, seja para mais ou para menos. Confira as previsões para os seguintes estados:
Bahia: 2,5% a 3,5%
Minas Gerais: 3,5 a 4%
Rio de Janeiro: 3,5 a 4%
Rio Grande do Sul: 3%
São Paulo: 3% a 4%

O contribuinte deverá consultar o Detran de seu estado já no final deste ano sobre as tabelas e as datas de pagamento.

Confira abaixo alguns destes Detran's
Rio de Janeiro: [www.detran.rj.gov.br]
Rio Grande do Sul: [www.detran.rs.gov.br]

É interessante o pagamento da taxa única para que se possa contar com o desconto. Para 2012, com a desaceleração da economia, os descontos podem ser bem menores ou até mesmo nem existirem, ficando beneficiado apenas aqueles que efetuarem o pagamento da parcela única, podendo contar com um mínimo desconto. Por isto é bom fazer uma reserva, segurar os gastos no final do ano e se prevenir.

A partir do segundo semestre, até o final do ano você já poderá encontrar no site do DETRAN de seu estado a tabela do IPVA para 2012 com os respectivos valores e datas para que o pagamento possa ser efetuado, bem como a lista dos bancos conveniados.

Leia também:
- DPVAT- Seguro obrigatório 2012

Quem não puder fazer uma reserva que quite o IPVA de uma única vez, que ao menos possa realizar o pagamento parcelado efetuando os pagamentos das parcelas em dia para que não haja multa, o que acarretaria maior despesa para o contribuinte que já tem uma carga tributária muito grande, principalmente no início do ano.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
VALOR E TABELA IPVA 2012 | DETRAN SP, RJ, MG, BA, RS
Blog DCH- Fotos e Vídeos

1 comentários :

Anônimo disse...

Melhor seria se criasse uma tabela que simulasse o valor do IPVA com variáveis como ESTADO, VALOR DO VEICULO, FINAL DA PLACA ETC...

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.