sexta-feira, 3 de junho de 2011

BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS NA PRÉ-ESCOLA



A criança na idade pré-escolar, entre três e cinco anos de idade, tem necessidades de brincadeiras e brinquedos que a estimulem na interação com o mundo, principalmente o mundo adulto do qual ela ainda não tem muito conhecimento. Além disso, a brincadeira em grupo incentiva a socialização da criança e também o entendimento de regras, que nesta fase pode ser desgastante para o educador aplicá-las e também para os próprios pais. Incluir as brincadeiras certas acompanhadas de brinquedos pedagógicos na idade pré-escolar é fundamental para que as crianças possam desenvolver tanto seu lado emocional, criativo, como também aprenderem a desenvolver o convívio em grupo além de já começarem a aprender como “brincar em equipe”, compartilhando brinquedos e ajudando aqueles que precisarem, ensinando aquelas outras crianças que não souberem a brincadeira ou que não estiverem conseguindo acompanhar as demais.

Brincadeiras lúdicas são as melhores como por exemplo, uma brincadeira para se fazer com crianças da pré-escola é a das mãos falantes , na qual os alunos se sentam e um deles sai da sala enquanto os outros escondem um objeto na sala, assim ao retornar seus colegas o ajudam a encontrar sendo que quando está perto do objeto eles batem palmas bem alto e quando se afasta batem palma mais baixo, se não conseguir encontrar outro toma seu lugar e a brincadeira recomeça.

Outra brincadeira interessante é a Terra, água e ar, na qual o professor com os alunos sentados joga uma bola para cima e fala terra, água ou ar e o aluno que pegar a bola deve dizer um animal que viva em um destes locais, quem acertar mais vence.

Publicidade:


Já os brinquedos devem ser os de montar, fantoches, jogo de memória, os de formas para encaixar, livros de histórias infantis, lousa mágica, jogos de soletrar palavras mais curtas e fáceis, um ábaco também para ajudar na matemática é importante, jogo para descobrir as cores e muitos outros que estão no mercado para ajudar, juntamente com as brincadeiras, a fazer a criança descobrir o mundo e estimular seu cérebro a raciocinar usando os fatos exteriores.

Estas brincadeiras e brinquedos, propícios para a idade, farão uma grande diferença no futuro da criança. Desde cedo, aprendendo a lidar com desafios, a encontrar soluções para chegar ao objetivo proposto e principalmente, aprendendo a perder e conviver com a vitória de outras crianças que utilizaram melhores tática para se conseguir chegar à vitória, a criança estará muito mais propícia a ter uma vida adulta saudável.

 Saberá lidar melhor com as responsabilidades da vida, a fase escolar, a universidade, o trabalho, conseguirá conviver melhor com seus colegas de escola, com sua família, amigos e colegas de trabalho.

Faça uma visita à escolinha de seu filho e converse com a direção da escola sobre quais os brinquedos e brincadeiras eles utilizam para que você saiba como está o aprendizado de seu filho nesta importante fase da vida. Aliás, uma das mais importantes fases.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS PRÉ-ESCOLA
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.