terça-feira, 5 de abril de 2011

FESTA JUNINA 2013- MÚSICAS, COMIDAS, ROUPAS



Não falta muito para começarmos a comemorar uma das datas mais festivas e saborosas do ano, as Festas Juninas 2013. Comida Típica, música animada, roupa tradicional, fogueira, a festa que atravessa gerações tem seu início não tão definido.
Festa Junina 2013
Alguns contam que a festa é tradicionalmente católica com sua origem na Europa, como forma de homenagear São João, Santo Antônio e São Pedro. Os portugueses trouxeram esta cultura para o Brasil e no decorrer dos anos foi passando por modificações ficando mais adaptada para o Brasil, sendo hoje inclusive uma festa regionalizada, com diferentes comemorações no sul, sudeste e norte e nordeste do Brasil.

Mas não foi só de Portugal que o Brasil teria herdado a tradição das festas juninas. A prática de soltar fogos de artifício teria vindo da China, país que descobriu a pólvora e era grande exportadora de foguetes. As danças foram herdadas de Portugal mas também da Espanha e França e sofreu várias modificações ficando como hoje a conhecemos.

A estas tradições misturaram as tradições de vários povos que chegavam ao Brasil como os Africanos, Holandeses, Italianos e vários outros.

Mas alguns estudos apontam que a festa junina tem sua raiz na festa pagã do solstício de verão, celebrada todo dia 24 de junho, quando veio a se tornar o dia de São João.

Na festa junina, tudo tem seu simbolismo representado, por exemplo, a fogueira vem da tradição de celebrar o solstício. Resultando na tradicional fogueira de São João, hoje comemorada em quase todo mundo.
Publicidade:


Conta uma história que Maria e Isabel combinaram de avisar sobre o nascimento de São João Batista para que Maria fosse ajudar sua prima, com uma fogueira que Isabel ascenderia logo após o parto.

A "Quadrilha" tem este nome, resultante da dança francesa "Quadrille". Como a elite portuguesa, que estava no Brasil, queria seguir tudo que fosse moda em Paris, e a Quadrille estava o auge, chegou no Brasil também esta dança.

Hoje, a festa junina no Brasil é uma tradição que mexe não só com a fé, mas com um mercado que movimento milhões.

Em 2013 as festas juninas acontecerão em todo o Brasil, principalmente nas cidades hoje já são tradições como também naquelas onde são realizados concursos de quadrilhas. A tradicional música, as roupas típicas da estação e as deliciosas comidas deixam a festa muito mais gostosa.
Pamonha, milho cozido, pipoca, bolo de milho, canjica, quentão, amendoim, são apenas alguns dos pratos que fazem parte da culinária junina.

Na internet já são vários sites com os produtos típicos da estação à venda, desde as roupas, calçados, até os enfeites, cenários e as músicas em cd’s ou mp3 para download.
Uma breve pesquisa no site Mercado Livre já lhe mostrará que, mesmo o preparativo agora sendo para a Páscoa, a Festa Junina de 2013 já está com tudo pronto aquecer as noites frias de junho com muita música, alegria e deliciosos pratos.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
FESTA JUNINA 2013- MÚSICAS, COMIDAS, ROUPAS
Blog DCH- Fotos e Vídeos

7 comentários :

Anônimo disse...

LEGALLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL
ESSAS DICAS PARABÉNS
ADOREIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

Anônimo disse...

chato

Anônimo disse...

eu n procuro isso procuro roupas,alimentos,musícas,danças,etc.....

Anônimo disse...

eu n procuro isso,eu procuro ,roupas,dançpas,musicas,etc..... e sou o mesmo ou mesma q falow q procurava roupas,danças,etc....

Anônimo disse...

me ajudou muito valeu

Anônimo disse...

legallllllllllllll de mais para mim

Anônimo disse...

E cadê a parte da cultura, roupas e etc??
Eu não sei se essa é exatamente a "cultura" do São João!!!
:/

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.