quarta-feira, 16 de março de 2011

JEANINE DECKERS- DOMINIQUE | SOEUR SOURIRE



Ontem de madrugada assisti a um filme chamado "Sister Smile" ou "Irmã Sorriso" em português, para quem não sabe a irmã sorriso compôs a famosa canção Dominique (nique-nique), essa música foi a única canção belga a ocupar a primeira posição da Billboard, na época em que foi gravada (1963 se não me engano) ela foi a mais executada nas rádios do mundo todo, vendeu e tocou mais do que Elvis, Beatles e Rolling Stones.

 Tudo começou quando um padre ouviu a freira belga cantando no convento e deu a idéia de que ela gravasse um disco para ajudar a atrair jovens fiéis e arrecadar fundos para a igreja, no começo a freira superior ia contra a idéia, mas o padre prometeu que ia doar parte dos ganhos ao convento, além disso a música seria de uma freira anônima, quando "Dominique" estourou nas rádios ninguém sabia de quem era aquela voz doce e suave, aliás nem mesmo a irmã sorriso sabia que já havia vendido mais de 500 mil cópias de seu disco, a sua freira superior temia que ela se apegasse as coisas mundanas, isso não durou muito tempo, com a insistência da imprensa e do público o mundo conheceu Jeanine Deckers (Soeur Sourire).


Cena do Filme "Sister Smile"
Em 1964 ela deu uma entrevista ao Ed Sullivan Show, programa mais visto nos EUA na década de 60, nessa época sua música "Dominique" era a mais tocada nos EUA, Dominique foi gravada em várias línguas (inglês, russo, alemão e outras), além claro das versões alternativas, aqui no Brasil a cantora da jovem guarda Giane fez uma versão em português para Dominique (foi sua música de maior sucesso), claro que com outra letra, na canção original Dominique só fala em Deus, conta a história do fundador da ordem Dominicana (São Domingos) e sua luta, aqui no Brasil Dominique espera o amor, não encontrei a tradução correta da música mas é mais ou menos essa:

[São] Domingos, 'mingos, 'mingos
Foi-se com toda a simplicidade,
pelas estradas, pobre, cantando
por todos os caminhos, em todos os lugares
só falava do Bom Deus,
só falava do Bom Deus.
Na época em que João Sem Terra
da Inglaterra era o rei,
Domingos, nosso pai [pai da Ordem]
combateu os albigenses. 
(Refrão)
Certo dia, um herético,
ao embaraço o conduziu,
Mas nosso Pai Domingos
com sua alegria o converteu.
São Domingos....

Vídeo da Música Dominique cantada em várias línguas:


O Começo da música de Giane

Dominique, nique, nique,
Sempre alegre esperando alguém que possa amar.
O seu príncipe encantado,seu eterno namorado
Que não cansa de esperar.

Dominique tem um sonho e alguém pode realizar.
Há de vir um cavaleiro que a conduza para o altar.

Dominique, nique, nique...


Pois bem, em 1966 ou próximo disso ela resolve largar o convento e se dedicar a música, tenta em vão mudar o contrato e receber os seus direitos de quase dois milhões de discos vendidos (um tremendo sucesso na época e seria até hoje), vale dizer que ela havia assinado um contrato com a Philips em que abria mão dos direitos autorais, o que era seu iria para o convento, pois havia feito voto de pobreza, na época ela se revoltou com a igreja e a gravadora, a maior parte do dinheiro ficou com o empresário da gravadora Philips, milhões de dólares foram ganhos com a música que tocava no mundo todo e ela a ver navios.
Essa Foto Chocou o Mundo e seus Fãs.

 Jeanine Deckers tentou seguir a carreira artística, mas infelizmente ela não repetiu o sucesso da Irmã Sorriso, tudo piorou quando ela fez uma música exaltando a liberdade feminina e a "pílula", a igreja classificou sua música e seus shows como "inapropriados" e nenhuma casa de show aceitava recebe-la, quando saíram nos jornais fotos dela com sua namorada as coisas pioraram e muito, vale lembrar que estamos falando da década de 60-70, se hoje em dia isso seria uma bomba, imagine a 40-50 anos atrás, com o fracasso de sua carreira musical ela pegou o pouco dinheiro que conseguiu ganhar e abriu uma instituição para cuidar de crianças autistas com sua companheira e namorada.

Em 1982 sua última tentativa fracassada de tentar ganhar dinheiro com sua música:
Não paramos por ai, quando tudo parecia estar relativamente bem o governo resolve cobrar impostos sobre seus ganhos pessoais, ela havia vendido mais de 3 milhões de discos e não havia pago nada de encargos, além disso, o pouco dinheiro que ganhou não foi declarado, no convento não pagava impostos, como não havia documentos que comprovassem que ela não havia recebido praticamente nada ela recorreu a gravadora e a igreja para que sanasse essas dívidas, mas ambos deram as costas para ela, em 1985, com muitas dívidas e com sua instituição fechada ela e sua companheira se suicidaram com remédios e álcool.
Túmulo de Jeanne Deckers e sua Companheira Anne Pecher.

 Por fim, não posso contar a trágica história dessa mulher em poucas linhas, mas queria expressar minha admiração por ela de alguma forma, tive que traduzir uns 50 sites para fazer essa postagem, são muitas informações desencontradas e diferentes, se alguém tiver mais alguma coisa que acha que irá complementar essa postagem deixe abaixo nos comentários:


Recomendo a Leitura:
- SOUER SOURIRE - Glória e Tragédia





Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
- JEANINE DECKERS- DOMINIQUE | SOEUR SOURIRE
Blog DCH- Fotos e Vídeos

37 comentários :

Anônimo disse...

talvez se a igreja catolica não tivesse virado as costas para ela ....a revolução musical que acontece no meio gospel hoje poderia já ter acontecido na igreja catolica a muito tempo ....mas quem somos nós para questionar isso quem dita as regras são eles!!!!

Anônimo disse...

Gostei de sua matéria ficou muito boa, também assisti o filme.

Anônimo disse...

acabei de assitir o filme e fiquei chocado, nao sabi q era tragico assim...sua materia ta otima

Anônimo disse...

A religião foi feita para quem sente medo...quem é covarde.Quem ama e tem fé em Deus está acima dogmas,pecados,etc...

Anônimo disse...

Lembro quando criança da música Dominique, marcou muito minha infância. Não conhecia a história desta fantástica mulher que revolucionou o comportamento das freiras da época. Parabéns ao pesquisador e autor desta matéria.

Bronze disse...

Essa é a música da minha vida!!!Quando eu penso em minha mãe(Graças á
deus ainda muito viva)É essa música que me vem á mente!!

Anônimo disse...

Queria poder assistir o filme,mas não encontro para baixar,nem nada,se alguém tiver algum site seguro,me ajudem,eu queria muito assistir a esse filme!Obrigado.

silva disse...

acabei de assistir o filme , fiquei triste por ver da forma expressa pela igreja e o pior a forma como a phillips manipulou a situação pena não estar nos anos 90, faltou pouco.no filme não passa o atriste final de Jianini.

Anônimo disse...

queria so a musica dominique toda

Anônimo disse...

DEUS A QUERIA ESCONDER DO MUNDO E GUARDA-LA SOMENTE PARA SI. DEVERIA UTILIZAR DE SEUS DONS SEGUNDO O DESEJO DE DEUS. INFELIZMENTE SE DEIXOU LEVAR PELO ORGULHO E SE PERDEU. VIVEU A DESOBEDIENCIA NA SUA VOCAÇÃO ABONDANDO-A DEPOIS. SEGUIU A VOZ DO MUNDO E NÃO A DE DEUS. EIS O MOTIVO DE SEU FIM TRÁGICO.
"JESUS QUERO ME ESCONDER DO MUNDO, DO PECADO E DE MIM MESMO EM SEU MISERICORDIOSO CORAÇÃO".

Anônimo disse...

ENTENDER A VIDA E JULGAR SÃO COISAS MUITO DIFICEIS
PARA SIMPLES HUMANOS

Anônimo disse...

foi uma idiota que tinha tudo para dar certo, mas preferiu a vida de pecado.
Lamentavel, manchou a imagem da Igreja

Anônimo disse...

Não creio que ela tenha sido uma idiota,mas sim uma pessoa que acreditou no seus sonhos e o perdeu,sobre a igreja acho que no filme mostra que se fosse tão fiel as pessoas,quando ela voltou e pediu ajuda,eles deveriam dar,até pq ela deu muito dinheiro a eles,acho que infelizmente eles mancharam a imagem deles com isso tbm...

Anônimo disse...

Imagem da Igreja ? Que mundo voce vive idiota ? ha mais podridão na igreja do que fora dela.... voce conhece a palavra pedofilia ? voce sabe os que esses padres filhos da puta fazem com seus filhos ? e ainda por cima são abençoados pelo "papa" gostaria de fazer com eles o mesmo que fizeram na inquisição.... queima-los....

Anônimo disse...

infelismente isso continua acontecendo no mundo inteiro,
mais vamos ora para que assim o nosso Deus venha ter misericordia dessas pessoas que assim , na epuca que tudo isso aconteceu se aproveito dela e ainda derão as costa para ela, mas acredo que ela naõ era lesbica , mas sim uma pessoa que nao encontro ningue que a entendece entaõ a unica essoa que ela pode conta foi a sua amiga a qual se torno sua companheira , ela foi despresada por todos ?

Anônimo disse...

Eu vi o filme e gostei muito da história, só que muito superficial,acho que deveria sim mostrar os sentimentos dela sim e a canalhice que fizeram com ela e limpar a memória delas de verdadesim sem hipócresia que foi mostrado.Todos temos direito de ser feliz.

Anônimo disse...

Os dirigentes da Igreja não iriam permitir mais do que foi mostrado. Morto não reclama direitos e a Igraja matou a Jeannine ainda em vida, fechando suas portas e seu caminhos obrigando a uma vida que ela não desejou. É assim que foi e ainda continua sendo. Uma pena muintos são estirpados pelo "não pode."

Anônimo disse...

Os dirigentes da Igreja não iriam permitir mais do que foi mostrado. Morto não reclama direitos e a Igraja matou a Jeannine ainda em vida, fechando suas portas e seu caminhos obrigando a uma vida que ela não desejou. É assim que foi e ainda continua sendo. Uma pena muintos são estirpados pelo "não pode." E a gigante Philips só tirou proveitos assim como outras. Artistas que não faz show morre de fome os direitos autorais raramente chegam a todos.

Mônica disse...

Eu vi o filme hoje pela manha e me recordei da velha guarda.
Nao sabia da história tragica. Fiquei muito triste pois eu achava que era outra coisa essa musica Dominique me marcou muito
Parabens pela reportagem
com amizade Monica

Anônimo disse...

Que sensibilidade...obrigada por nos brindar com essa manifestação gentil e delicada sobre uma mulher a frente de seu tempo!

Olho de Gato disse...

Tudo o que a Ir. Sorriso viveu no claustro, hoje muitas outras irmãs sorrisos vivem. Eu sei... vive no claustro muito tempo.

Anônimo disse...

Assisti o filme hoje pela manhã...realmente uma história tocante!!! Uma mulher que teve fé acima de tudo e correu atrás do sonho, infelizmente as pessoas que cruzaram o caminho dela não foram as mais sinceras!!! Acredito que o filme foi manipulado pela igreja católica e não relata a verdadeira história. Naquela época era fácil se perder em meio a bebidas e drogas, o mundo inteiro viu grandes artistas se extinguirem por conta disso. Obrigada por nos trazer um pouco mais dessa história incrível!!!!

Unknown disse...

Esta história de namorada é falsa, a verdadeira história era que ela amava a Deus a colega e amiga era lésbica e ela se matou pois deturparam a imagem dela ao mundo por que falaram que ela tinha namorada e tirara os direitos que ela havia abdicado no começo, mas ela dedicou sua vida a deus e a Jesus e quem falar que ela tinha namorada e continuar a dizer isso será julgado segundo o que esta falando. Ela foi para convento mesmo seus pais não querendo que ela fosse ela seguiu seu coração e os preceitos de Deus, pois ela amava a Jesus como nosso salvador e queria seguir os ensinamentos de Jesus e tinha o propósito de ajudar as pessoas e crianças carentes. As pessoas que a impediram de fazer as obras de Deus e falar de Jesus a essa hora estão pagando pelo o que fizeram pode ter certeza disso. O filme relata muito pouco da verdadeira História. Por exemplo ela não dormiu com nenhum homem ou mesmo teve namorada, como muitos dizem. Até hoje tem pessoas querendo deturpar a imagem dela. Depois que se morre falam o que querem. Sou Católico Apostólico Romano e não concordo e nem aceito o que a Igreja católica fez contra essa cantora, pessoa e religiosa(freira)

Unknown disse...

Rafael Zucco espero que você goste da verdade e publique o meu comentário, não tenho medo de represálias, seja elas quais forem ou da onde partam. O único que pode fazer alguma coisa contra mim é só Deus meu criador.

Anônimo disse...

Assisti o filme hoje e fiquei impressionado. Passei o dia comentando com amigos e procurando na internet sobre o desfecho de irmã sorriso e sua companheiro. Encontrei em sua compilação as respostas que eu buscava. Foram suficientes para que eu me perguntasse:"a igreja do século 21 precisa se pronunciar sobre o caso. No entanto,será que passado meio século ainda não é capaz de refletir sobre as injustiças cometidas contra Jeanine?"

Anônimo disse...

hoje pela manhã estava vendo televisão e me deparei com esse filme. Pesquisando sobre a irmã sorriso, vim parar aqui! Obrigada pela postagem esclarecedora!
Abraços, Isabel.

Anônimo disse...

a igreja católica e o padre acabaram com a vida dela roubaram o dinheiro dela e depois quando ela mais precisou a igreja virou as costas para ela ,ela viu muitas coisas erradas lá dentro só que não podia falar é como nos tempos de hoje existe muitos segredos e escandalos guardados a sete chaves !!!

Art Now disse...

Assisti o filme e achei um absurdo o que fizeram com essa cantora. Seu texto esclarece muita coisa.

Anônimo disse...

Assisti o filme, e agora com seu artigo ficou clara a omissão da igreja.

Anônimo disse...

A IGREJA E SEUS DOGMAS.....SEMPRE DA MESMA FORMA......
O TEXTO FICOU BEM EXPLICATIVO....
ELA FOI VÍTIMA INOCENTE...... DE UMA HIPOCRISIA SEM SENTIDO....QUE ATÉ HOJE ABALA O MUNDO.....TANTO A IGREJA CATÓLICA COMO OUTROS SEGMENTOS FORAM FUNDADAS POR INTERESSE PRÓPRIO.....

Anônimo disse...

Assisti o filme no dia 25 de Dezembro 2012, e sinceramente, a igreja fez questão de empurrá-la mais para o abismo. Incrível como as gravadoras e a igreja católica tem o poder de destruir as pessoas.

Anônimo disse...

Quando eu tinha 15 anos vi o filme da Debbie Reynolds o qual era mesmo bem diferente - o 'Dominique' em questão era um menino que ficou seu amiguinho para quem ela compôs a canção. Conheci a verdadeira história ao saber da morte dela e me convenci de que não era nada daquilo, e assisti o filme real faz um ou dois anos. É realmente triste saber que alguém que distribuiu tanta alegria e otimismo com suas canções tenha acabado assim.

Monaliza Moreira_MissMothern disse...

Acabei de ver o filme no Megapix, na esperança de ser um outro o qual o protagonista era um menino ,mas não lembro muito bem da história. Eu eram muito pequena e ficou em minha memória a música.
Obrigado pela pesquisa. Relata a veracidade daqules que estão afrente de seu tempo.
Está de parabéns!

Anônimo disse...

filme lindo...pena que tão triste ... 20 de julho de 2013

martha disse...

Musica maravilhosa, faz 41 anos que minha mãe faleceu eu tinha 11 anos, ela sempre cantava essa música, sou apaixonada por ela e sei cantar todinha.

Unknown disse...

Sou fã da irmã eaninne Deckers e a igraja e os empresários roubaram dela(direitos autorais e venda de disco e quando ela mais precisou eles viraram as costas ( são um bando de filha da putas (Padres ,o Papa ) mas eles muitos ja estão pagando por isso pois Deus é justa e está comela, embalando os seus sonhos em outra dimensão muito mais linda que aqui!!

Unknown disse...

Alguem pode me indicar um site para assistir o filme legendado online ou download ?

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.